Nosso trabalho

Quem somos

A Associação Patas do Bem foi criada em 2009, éramos do Instituto Cão Amigo e após sete anos de parceria seguimos de forma independente.

Somos uma Associação sem fins lucrativos e de utilidade pública que tem a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de atividades lúdicas, motivacionais e por vezes educativas assistidas por animais.

Levamos as Atividades Assistidas por Animais (AAA) para lares de crianças, asilos, hospitais e escolas. Sempre com animais treinados e muito carinhosos, acompanhados por voluntários. Nosso intuito é proporcionar momentos de alegria e amor incondicional a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Além de incentivar o trabalho voluntário e colaborar com pesquisas e estudos relacionados com os benefícios do contato entre animais e humanos.

Com carinho, Patas do Bem - Animais de Terapia.

Missão

Levar conforto às crianças, adolescentes, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais. Assim melhorando sua qualidade de vida e proporcionando uma sensação de bem-estar e segurança por meio das atividades e terapias assistidas por animais.

Visão

Ser referência de estudos e pesquisas sobre o tema AAA e IAA com reconhecimento nacional e internacional.

Valores

Atividades Assistidas por Animais - AAA

Você já ouviu falar em Atividades Assistidas por Animais (AAA)?

É um método alternativo de ajuda terapêutica baseado na relação entre homens e animais.

Essas atividades buscam oferecer oportunidades de descontração, recreação, distração, entretenimento e socialização.

São oportunidades de criar vínculos, com benefícios emocionais para as pessoas assistidas, sem envolver metodologia planejada e a interação é espontânea entre todos.

Envolve voluntários humanos com seus animais de estimação, que são treinados e passam por rígidos critérios e controles de comportamento e saúde, para visitar pacientes (que chamamos de ‘assistidos’ de todas as idades, com diferentes patologias), em ambientes variados.

Os efeitos benéficos dessa interação são comprovados por diversos estudos.

E dá gosto ver a alegria das pessoas ao receber a visita dos animais terapeutas.

É muito especial!

Perguntas frequentes

Não, não precisa. A Associação Patas do Bem – Animais de Terapia – trabalha com voluntários com e sem animais. Os voluntários sem animais são responsáveis por intermediar os contatos com as pessoas assistidas, quando necessário, além de ajudar na organização e harmonia do encontro. 

Portanto, podem, sim, haver voluntários sem animais, desde que não tenham restrições na convivência com eles.

Quer ser voluntário? Participe e ajude a Patas do Bem a levar o amor dos animais a quem mais precisa.

É mais comum ver cães e gatos terapeutas, pois esses são os animais domésticos mais habituais. Mas a Associação Patas do Bem – Animais de Terapia – conta até com uma calopsita terapeuta. 

Todos os animais domésticos – com algum treinamento – podem vir a ser animais terapeutas voluntários, desde que sejam dóceis e saudáveis. Não precisa ser de uma espécie ou raça especial. 

A principal característica de um animal terapeuta é o amor às pessoas. É preciso, antes de tudo, que o animal seja dócil. E será necessário também fazer alguns treinamentos e testes para socialização e dessensibilização do animal.

A socialização é necessária para acostumar o animal com diversos ambientes (como ruas movimentadas, salas fechadas, parques, automóveis, elevadores, etc.), mantendo o bom comportamento e agindo com naturalidade frente aos mais diversos tipos de pessoas e em situações envolvendo objetos variados (pessoas com necessidades especiais, cadeiras de rodas, andadores, bengalas, etc.)

A dessensibilização também é de extrema importância, tanto em relação aos barulhos e aos cheiros quanto em relação ao toque. Afinal, o animal terapeuta deve manter-se calmo e sob controle, mesmo em casos de sons estridentes, volumes elevados, odores fortes, sendo tocado, puxado ou abraçado, etc.

Além disso, o adestramento básico é recomendável para que o dono tenha melhor controle do animal. Tudo, é claro, sendo feito com muito amor, dando reforços positivos ao animal, para que ele passe todo esse amor adiante.

E é fundamental que o animal esteja saudável e que passe por cuidadosos controles de higiene regularmente, para que possa transitar nos mais diversos ambientes, tendo contato direto com pacientes de diversas patologias, entre outros assistidos.

Quer inscrever seu animal como voluntário? Faça um pré-cadastro (LINK para Participe – Animal Terapeuta).

A avaliação para animal terapeuta inclui a avaliação comportamental, a avaliação médico-veterinária e as exigências de saúde.

Poderá ser reprovado o animal com doenças transmissíveis, doenças relacionadas à idade, doenças de risco, epilepsia, doenças renais, cardíacas, respiratórias ou ortopédicas.

Além disso, poderá ser reprovado o animal que não atender às exigências de saúde (vacina óctupla ou déctupla anual; vacina anti-rábica anual; anti-pulgas mensal; vermífugo trimestral; dentes saudáveis; castração obrigatória) ou que apresentar stress durante a consulta.

A avaliação comportamental também é determinante para a aprovação do animal como terapeuta, sempre visando garantir o bem-estar dos assistidos e de todos os demais envolvidos.

São obrigatórios – e de responsabilidade do dono do animal – os cuidados regulares de higiene, como:

– Banhos;

– Limpeza de orelhas;

– Tosa higiênica;

– Higiene bucal;

– Unhas cortadas;

– Levar sacolinhas, lenços umedecidos ou álcool gel durante as visitas.

Além das avaliações iniciais para aprovação como animais terapeutas, os animais devem passar regularmente por controles de saúde e por controles comportamentais. Para isso, a Associação Patas do Bem oferece:

Controles de saúde

– Reavaliação veterinária semestral;

– Aplicação de anti-pulgas mensal;

– Aplicação de vermífugo trimestral.

Controle comportamental

– Encontros bimestrais de educação e socialização.

Normalmente, são feitas visitas quinzenais em cada instituição. Na maioria dos casos, aos sábados.

Mas em cada instituição atendida pode ser definido um calendário de visitas, conforme as necessidades dos assistidos. Sendo que cada grupo de voluntários fica dedicado a uma das instituições atendidas.

As visitas, em si, têm duração de até uma hora e meia. Mas é importante considerar que os voluntários fazem uma reunião e uma pré-socialização dos animais terapeutas antes da visita. Além disso, após as visitas também há um fechamento com o coordenador da equipe. Portanto, esse tipo de encontro costuma durar aproximadamente 2 horas.

Além das visitas regulares às instituições atendidas, o voluntário deve se comprometer a participar dos encontros da Associação para socialização dos animais, bem como para controles de saúde, realizados com frequência mínima bimestral.

A Associação Patas do Bem também pode convocar os voluntários para reuniões e assembléias extraordinárias, com fins administrativos, visando a participação democrática na gestão.

E os voluntários com animais ainda se comprometem a manter os cuidados regulares de higiene e informar a Associação no caso de problemas de saúde do animal.

Apesar de não haver nenhuma recompensa financeira, o voluntário da Associação Patas do Bem recebe o retorno pelo seu trabalho de muitas outras formas. Afinal, é impagável o sorriso de cada um dos assistidos quando recebe a visita dos animais terapeutas, é extremamente gratificante presenciar o contato e o amor doado voluntariamente pelos animais. Uma experiência enriquecedora para os voluntários, para os assistidos e para todos os envolvidos.